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Avaliação de Desempenho: todo mundo sai ganhando!

  • Foto do escritor: Leonardo Barroso
    Leonardo Barroso
  • 5 de abr. de 2024
  • 2 min de leitura

Na gestão de pessoas é normal você se deparar com Empregados que, ao serem demitidos, se surpreendem e não entendem o motivo. Afinal, se a produtividade era boa por qual motivo a rescisão do contrato?


No entanto, é comum que empresas não se preocupem com o feedback e o alinhamento de expectativas. Nas consultorias sempre pergunto aos gestores se os seus Empregados têm ciência do que a Empresa espera deles. Normalmente, me deparo com “é óbvio que sim”. Já ouvimos o famoso ditado popular: o óbvio precisa ser dito.





Nas Políticas Internas de Manutenção e Rescisão do Contrato de Trabalho é importante elaborar um procedimento para o feedback e o alinhamento antecipado de expectativas. A clareza de ambas as partes é fundamental para que a relação de emprego seja produtiva, duradoura e sustentável.


No processo de avaliação de desempenho por meio da ferramenta de feedback o gestor avaliará as competências técnicas e comportamentais. Nesse procedimento é crucial uma única metodologia.


A avaliação de desempenho não é a oportunidade de bronca. É o momento de reportar ao liderado o seu desempenho, as necessidades de mudanças e seus pontos fortes e fracos.

Para que seja eficaz não basta realizar avaliações de desempenho uma vez ao ano. Esse processo é contínuo e o gestor deve avaliar e dar o feedback com certa recorrência para que a excelência esteja presente na Equipe. Quanto mais rápido o feedback, maior a absorção. Seja um feedback positivo ou negativo.


O gerenciamento de pessoas é a principal ferramenta para o sucesso empresarial, tendo em vista que as pessoas são o principal ativo da Empresa. Dessa maneira, gerir é uma ação que precisa ser priorizada e realizada com metodologia, recorrência e paciência.

 
 
 

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